A prova de vida para aposentados e pensionistas do Fundo Único de Previdência do Estado do Rio de Janeiro – Rioprevidência, continua suspensa nos meses de Julho e Agosto. Porém, em Setembro, a previsão é de que ela volta a ser obrigatória.
O Rioprevidência informa que os segurados deverão comparecer a qualquer agência do Bradesco do País, entre os dias úteis de 11 a 25 do mês de aniversário, para realizarem o procedimento, munidos da documentação exigida.
Para os nascidos nos meses anteriores ao mês de Setembro, a exigência passa a valer no ano que vem, em 2022 (nascidos em janeiro, prova em janeiro e assim sucessivamente).
A novidade será para os beneficiários que possuem cadastro biométrico no Bradesco, a Prova de Vida poderá ser realizada via terminal de autoatendimento do banco (caixa eletrônico BDN). Já aos que não possuem biometria cadastrada, a comprovação de vida será feita de forma presencial diretamente no Banco Bradesco.
IMPORTANTE: Ainda que o beneficiário possua portabilidade, a Prova de Vida deverá ser realizada no Bradesco. E quem não realizar a Prova de Vida poderá ter o pagamento suspenso até que regularize a situação.
A volta da Prova de Vida é decorrente do avanço da vacinação do Covid-19, bem como dos indicadores sanitários do Mapa de Risco das autoridades de saúde, com a classificação de Bandeira Amarela, o que significa risco moderado de contágio de COVID 19.
A comprovação anual de vida tem como objetivo evitar fraudes e promover melhorias na base de dados e na folha de pagamento do funcionalismo estadual. Assim sendo, o procedimento é obrigatório para todos os servidores inativos e pensionistas vinculados ao Rioprevidência, cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil.
O Rioprevidência ressalta que não solicita a realização da Prova de Vida através de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas.