O pagamento de impostos no início do ano é uma dor de cabeça, que se torna um problema maior se você paga mais do que deve quando é vítima de um golpe. A Prefeitura do Rio de Janeiro vem alertando sobre falsos boletos emitidos via aplicativo de mensagens WhatsApp para pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) deste ano. Cariocas estão recebendo comunicados para o envio de dados pessoais para a emissão de boletos falsos. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via SMS ou WhatsApp.
Outro tipo de fraude vem sendo aplicado por meio de websites falsos, que copiam a identidade visual do portal de serviços da Prefeitura. Os sites confundem o usuário e emitem boletos falsos. Feito o pagamento, o dinheiro vai para a conta dos criminosos. O golpe também está sendo aplicado em outras cidades brasileiras.
O Carioca Digital, único endereço oficial para a emissão dos boletos, é https://carioca.rio. O contribuinte também pode acessar o serviço pelo aplicativo disponível nas lojas Google e Apple ou esclarecer dúvidas pela central de atendimento no número de telefone 1746. A Prefeitura também iniciou o envio dos boletos no dia 16 de janeiro. O pagamento à vista com desconto de 7% ou da primeira de dez parcelas será em 7 de fevereiro.