Curtir a folia é o principal objetivo de quem gosta do Carnaval. Divirta-se com segurança ao tomar alguns cuidados. A ASFIA dá algumas dicas.
1 – Beba água:
Nutricionistas indicam que a hidratação deve ser feita com antecedência para prevenir a desidratação. Beba bastante água, seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja, melancia, melão, morango e abacaxi. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, o que é fundamental para quem deseja permanecer bem disposto. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.
2 – Coma frutas:
Alimentos in natura e minimamente processados, de fácil digestão, podem ser opções mais leves para ter disposição no carnaval. Evite trocar refeições por lanches. Consuma hortaliças e alimentos frescos. Tenha à mão opções práticas e saudáveis como frutas e castanhas. Quando comer fora de casa, dê preferência a alimentos produzidos na hora e evite fast foods. Estar bem alimentado também ajuda a reduzir os efeitos do consumo de álcool.
3 – Use roupas leves:
Normalmente se fica bastante de pé durante o carnaval, por isso, o ideal é usar roupas leves e confortáveis para evitar o calor em excesso, o desconforto e assim não prejudicar o corpo e a diversão.
4 – Use protetor solar:
Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, reaplicado-os de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10h e 16h.
5 – Não descuide do copo:
Parece dica de mãe, mas ela deve ser levada a sério: tome cuidado com o seu copo e fiquei atenta ao que acontece ao seu redor. Há uma série de drogas que podem ser colocadas na sua bebida para te deixar confuso ou inconsciente.5 A maioria delas faz efeito em menos de 30 minutos e seus efeitos geralmente duram várias horas.
6 – Proteja seus pertences:
Leve apenas o básico e bole uma estratégia para evitar perdas ou furtos de documentos (um é suficiente), dinheiro e celular. Você pode usar uma doleira para viagem ou manter seus pertences em um local seguro nas suas roupas. Evite bolsos sem zíper, por exemplo. Caso o pior aconteça, o prejuízo será mínimo.
7 – Use camisinha:
Preservativo, camisinha, chame como quiser! O importante mesmo é usar o método em todas as relações sexuais para se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, além de evitar uma uma gravidez não planejada. Usar camisinha é responsabilidade de todos; seja jovem, idoso, homem, mulher, etc.!
Com informações do Ministério da Saúde e Medley Farmacêutica