A Diretoria da ASFIA marcou presença na manifestação convocada pelo Fosperj (Fórum Permanente dos Servidores Público do Estado do Rio de Janeiro) na tarde desta terça-feira (14), no Buraco do Lume, no Centro do Rio, em frente ao antigo Banerjão, sede atual da Alerj (Assembleia Legislativa) contra o novo pacote de austeridade fiscal do Governo estadual.
O Governo mudou, mas a perseguição aos servidores públicos continua. Depois da prisão do ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão e o impeachment de Wilson Witzel (todos suspeitos de corrupção), o atual governador Claudio Castro reenvia a Alerj projetos de lei que retiram direitos dos servidores públicos do Estado. Segundo o Governo do Estado, são contrapartidas para integrar o Regime de Recuperação Fiscal da União e estender o pagamento da dívida estadual por mais nove anos.
Entre as medidas estão a extinção do triênio (adicional por tempo de serviço), licenças especiais, taxação de inativos para o Rioprevidência e outras atrocidades contra o servidor público, que está sem reposição salarial desde 2014.
Uma série de audiências públicas teve início hoje e acaba na quinta-feira. As votações ocorrem na próxima semana e segundo o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), nova série de audiência ocorrerão antes da votação final.