O primeiro turno das eleições para o cargo de governador do estado acontecerão domingo (3/10). A ASFIA apurou o que os principais candidatos pensam sobre a infância e a adolescência. Confira e participe da festa da Democracia, votando com consciência.
O governador Claudio Castro (PL) tenta a reeleição. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto, mas não divulgou seu plano de governo. A apresentação do documento é uma exigência legal e a Justiça Eleitoral intimou a campanha do governador em 16 de agosto. Até hoje, as propostas de governo de Claudio Castro não estão no site do Tribunal Superior Eleitoral. A campanha do governador tem apresentado como propostas projetos já em execução no atual mandato.
Um dos carros-chefe do plano de governo do candidato Marcelo freixo (PSOL) é o Programa Prosperidade, que será uma coordenação das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, desenvolvimento econômico, cultura e esporte em bairros e regiões com altos índices de violência e elevados níveis de vulnerabilidade social. Uma rede integral de atenção a crianças e adolescentes – da primeira infância ao primeiro emprego – será apoiada em políticas de médio e longo prazo e na oferta ampliada de educação integral.
A meta é criar oportunidades para os adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou cursos técnicos e profissionalizantes, a partir da rede estadual (incluindo as FAETECs) e em parceria com o Sistema S e a Educação de Jovens e Adultos (Enceja).
A promessa é oferecer vagas de estágio e emprego criadas a partir da dinamização econômica do estado, com atração de setores e planos específicos de desenvolvimento para cada região a partir do mapeamento das potencialidades locais, alinhando a estrutura dos cursos à oferta das vagas de forma a garantir as contratações. A Secretaria de Educação e Desenvolvimento fará o acompanhamento ativo desses vínculos, visando garantir a permanência e o desenvolvimento pessoal desses jovens. A campanha disponibilizou o programa de governo do Marcelo Freixo.
O plano de governo de Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, pretende articular as políticas de educação com as de saúde, assistência social, cultura, esporte e meio ambiente de forma a promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Descreve que organizará um mutirão para disputar cada jovem carioca, com políticas sérias e bem estruturadas, numa grande coalização entre o Governo do Estado, os municípios, empresários e a sociedade civil.
Indica que apoiará municípios na elaboração de pactos de prevenção à violência, com ações de desenvolvimento para crianças, adolescentes e famílias, tecnologia, integração das forças e projetos de infraestrutura em locais de risco. Destaca o papel do esporte no desenvolvimento físico e mental da criança e do jovem, porque motiva e promove a socialização, sendo fundamental que o Governo do Estado promova o pleno desenvolvimento do esporte também nas escolas.
O plano também promete fomentar a consolidação e expansão da indústria criativa, como o desenvolvimento de games e softwares, promovendo a formação e qualificação dos jovens para atuarem, inclusive, no novo ambiente de internet que integrará, cada vez mais, o virtual com o mundo real. Estimulará a popularização da ciência e da tecnologia desde a primeira infância, incluindo programas de iniciação científica, atividades e ensino de temas afins à formação educacional de crianças e jovens;
A campanha de Rodrigo Neves diz que o Governo do Estado deve assumir a responsabilidade de trabalhar com os municípios para promover a inclusão social e garantir oferta educacional para todas as crianças e universalizar a educação básica. É necessária uma
grande articulação com os municípios para atuar incisivamente na oferta educacional para as crianças. A oferta de creches e pré-escolas de qualidade pode afetar, por exemplo, a probabilidade de ter um emprego aos 27 e aos 40 anos e a propensão a cometer crimes. É fundamental garantir o cuidado com a saúde, estimulação cognitiva e nutrição de crianças desde o nascimento é fundamental.
O plano de governo de Rodrigo Neves também foi disponibilizado pela campanha.
O plano de governo de Paulo Ganime (NOVO) pretende investir e estimular estratégias de fiscalização e verificação dos investimentos feitos na política da Criança e Adolescente, Mulheres, Idosos, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+, Pessoas em Situação de Rua. Em um hipotético governo, Ganime pretende aprimorar e desenvolver Programas e Projetos que incluam produtivamente os usuários em ações que viabilizem sua inserção no mundo do trabalho, a partir das parcerias com empresas do território e instituições de qualificação profissional.
O candidato do Partio NOVO diz que promoverá avaliações regulares sobre o impacto das ações sociais realizadas em cada região na redução das vulnerabilidades, fortalecendo o papel dos conselhos como ferramenta de controle social. É preciso ver a cultura material e imaterial como uma forma estratégica de articulações sociais e um vetor econômico, que promove o desenvolvimento de muitos setores da sociedade a qual representa. Há promessa de criar oficinas e outras atividades que estimulem a criação e a sensibilidade, além de oferecer capacitações em diferentes áreas de atuação para os jovens das comunidades.
A campanha diz que pretende usar o esporte é como uma poderosa ferramenta de mobilização social e de redução dos índices de criminalidade entre crianças e adolescentes. Integrará os jogos escolares às atividades escolares, estimulando a iniciação esportiva de
nossas crianças. Atuará em parceria com as prefeituras de maneira a garantir ensino de qualidade às crianças em idade escolar no Ensino Fundamental. A meta é proporcionar um ambiente educacional onde crianças e adolescentes aprendam, de forma integrada e contextualizada.
Na área da Saúde, promete ampliar a rede de atendimento ambulatorial de pediatria e puericultura na rede estadual, priorizando um melhor acompanhamento das crianças nos primeiros cinco anos, intensificando a vacinação, busca ativa de doenças infantis, e
melhora dos índices preventivos nesta fase da vida.
O plano de governo de Paulo Ganime também está disponível na íntegra.