A Associação dos Servidores da Fundação para a Infância e Adolescência se engaja em mais uma luta em defesa dos associados: a defesa da pessoa idosa. Parte dos nossos servidores se encontram nessa faixa etária e precisam estar cientes dos seus direitos. A Diretoria da ASFIA vem participando das reuniões do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) e do Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro (FórumPNEIRJ).
Entre as diversas atribuições do Conselho estão elaborar diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da política estadual do idoso; controlar e fiscalizar as ações de execução da proposta orçamentária do Estado, visando as políticas para a promoção dos direitos do idoso; zelae pela aplicação da política de atendimento ao idoso; promover campanhas educativas sobre os direitos do idoso, com a indicação das medidas a serem adotadas nos casos de atentados ou violação desses direitos.
O Fórum representa a sociedade civil, congregando organismos governamentais e não-governamentais. Criado em 1996, acompanha a implementação de políticas públicas e questões relacionadas ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. É aberto a toda e qualquer instituição e indivíduo, sendo um espaço de denúncia de situações de discriminação contra os idosos. Divulga programas e projetos e realiza seminários e capacitações visando sensibilizar a sociedade a combater todas as formas de discriminação contra os idosos. Por fim, tem a incumbência legal de eleger os membros não-governamentais com Conselho.