A ASFIA participou da reunião do Fosperj (Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro) nesta terça-feira (19). As lideranças das categorias avaliaram o Ato Público em frente ao Palácio Guanabara em 13 de março e indicaram quais serão os próximos passos na luta pela recomposição salarial. Três diretores da ASFIA estiveram no auditório da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro, na Rua do Russel, nº 01, Glória.
A vice-secretária da ASFIA, Tereza Cristina, informou que o Ato Público foi avaliado como bem sucedido. Por ter sido o primeiro ato unificado do ano e ter conseguido reunir centenas de servidores. O diretor de Formação Sindical, Rogerio Fernandes, explicou que as lideranças sindicais estão articulando apoio de mais deputados. Haverá uma grande reunião entre os representantes dos servidores e os parlamentares nesta quinta-feira (21), na Alerj (Assembleia Legislativa). O diretor de Esporte e Lazer, Luiz Pascoal, completou dizendo que essa articulação deve se estender à Brasília, devido à reforma do RRF (Regime de Recuperação Fiscal).
Em breve, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, deve dar o aval ao ministro da Fazenda para apresentar o novo modelo do RRF ao Congresso Nacional. A principal mudança será reduzir a taxa de juros da dívida dos estados, conforme reivindicação dos governadores. É uma boa notícia. O problema estaria nas contrapartidas exigidas pelo Governo Federal, que podem incluir não permitir a recomposição salarial dos servidores públicos estaduais.
A reunião no Fosperj também apresentou uma possível data e local para novo Ato Público, que será informado aos servidores em breve.