A ASFIA participou da reunião do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) nesta terça-feira (12/04). A intenção foi fazer um balanço da atuação do Fórum e debater temas como eleições, organização e avanço nas pautas em defesa do servidor quanto às questões da dívida pública, triênios e eleições.
Sendo 2022 um ano de eleição, o FOSPERJ definiu-se como um movimento autônomo e não participará de nenhuma campanha eleitoral. Mesmo assim, o Fórum acredita na importância de cobrar dos candidatos e pré-candidatos ações específicas para a garantia de direitos dos servidores públicos estaduais.
O FOSPERJ vai convidar candidatos a governador, e de acordo com regras TRE serão apresentadas as pautas dos servidores. O objetivo principal é elaborar uma carta de compromisso para ser assinada pelos candidatos durante suas campanhas.
O grupo também discutiu sobre a importância do FOSPERJ na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Dívida Pública do Estado do Rio de Janeiro que será instalada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira às 17h.
Essa CPI será importante para a luta do funcionalismo na medida em que estará diretamente ligada à arrecadação do Estado, fator determinante para garantir os reajustes de 2023 e 2024, conforme aprovado pela Alerj.
Mais detalhes sobre a reunião no site do FOSPERJ